A casa de Autenticar documento
04/02/2025 | Por: Advogada Camilla Tays
Alguma vez na vida alguém ou algum órgão público já te solicitou uma cópia de documento autenticado?
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Quando isto acontece, logo vem aquela preocupação de como providenciar, onde fazer e quais documentos vou precisar.
Já te adiantamos que é muito simples esse procedimento e o primeiro passo é procurar um cartório de tabelionato de notas mais próximo de sua localização.
Vamos esclarecer a partir de agora como funciona todo esse procedimento, para que você saiba por que é importante autenticar um documento.
Primeiramente, você deve saber que para autenticar um documento todo cidadão precisa ter um cadastro em cartório de tabelionatos de notas. Ou seja, também é necessário ter uma firma aberta no cartório em que será feita a autenticação dos documentos.
Caso a pessoa não possua firma registrado no cartório onde será feito a autenticação, esse procedimento poderá ser feito somente pela própria pessoa titular dos documentos originais.
Fique ligado ao nosso tema, e saiba a importância de autenticar seus documentos.
O que é uma cópia Autenticada?
É um ato do tabelionado que atesta que a cópia ou xerox do seu documento tem mesma validade do documento original, recebendo dessa forma o selo, carimbo e assinatura do tabelionato de notas, para assegurar que a cópia se torna idêntica ao seu documento original.
Por isso, é importante sempre bom possuir o reconhecimento de firma em um algum cartório, para autenticar sua assinatura em documentos importantes sempre que possível.Em alguns casos, a assinatura com reconhecimento firma é uma exigência para a validade do ato, como por exemplo a transferência de veículos.
No entanto, mesmo nos casos em que a autenticação da cópia do documento não é obrigatória, o ato não é proibido e o documento é bem aceito.
Existem também algumas falhas no documento que impossibilita a autenticação, tais como:
documento raspado,
Rasuras, utilização de corretivos,
escritos à lápis;
se tiver espaços em branco;
sem data;
Deve-se ficar atento e sempre conferir se o documento que pretende autenticar está em conformidade com as exigências do cartório.
Como Autenticar um Documento?
Para autenticar uma cópia de documento, você deve procurar o Cartório de Notas mais próximo de sua localização, sendo necessário apresentar os documentos originais e a suas respectivas cópias.
Esse procedimento é feito por um escrevente oficial de um Cartório de Notas, que irá comparar a cópia ou xerox do documento com o original, e colar na cópia um selo de autenticidade, carimbar e assinar.
Uma observação importante é que o carimbo sempre deve constar na frente do documento. Se houver a necessidade de especificar anotações no verso do mesmo, o cartório deve invalidar todos os espaços em branco.
Geralmente, a maiorias dos cartórios já possuem um serviço de xerox integrado à sua loja para atender seus clientes. Caso você esqueça de levar a cópia, você vai pagar um valor a mais para atendente tirar para você na hora
Para que o documento autenticado passa a ter um valor legal, além do carimbo do cartório é necessário conter dados do tabelião e do escrevente responsável.
Qual a importância de Autenticar um Documento?
É importante você saber que como as cópias autenticadas tem o mesmo valor que o original, dificulta a possibilidade de um terceiro negar a validade do seu documento.
Além disso, seu documento passa a ter segurança jurídica para determinados documentos, comprovando a autenticidade das assinaturas e impedindo que futuramente o interessado negue a própria assinatura.
Em algumas situações é provável que seja solicitada a autenticação do documento, sendo que os casos mais comuns são:
Contratos de compra e venda de bens móveis/imóveis;
Declaração de residência;
Declaração de hipossuficiência;
Procuração particular;
Histórico escolar;
Contrato social, e outros.
Podemos dizer que autenticar um documento é sempre importante, além de te proporcionar maior segurança naquele documento que você assinou, pois, a validação do documento pelo tabelionato de notas vai atestar como original.
PERGUNTAS FREQUENTES
PARA QUE SERVE A AUTENTICAÇÃO DE UM DOCUMENTO?
R - Autenticar documentos é a forma de se comprovar que uma determinada cópia é tem a mesma validade de um documento original. Ou seja, é o procedimento padrão utilizado para se comprovar que a cópia não foi adulterada em nenhum de seus aspectos físicos.
O QUE PODE SER AUTENTICADO EM CARTÓRIO?
R - Todo e qualquer tipo de documento, desde que o mesmo possua reconhecimento público. Como por exemplo: CNH, RG, CPF, Título de eleitor etc.
COMO AUTENTICAR DOCUMENTOS DE GRAÇA?
R - Para obter a gratuidade na autenticação de documentos, o interessado só precisará fazer uma declaração de próprio punho ou, e em caso de pessoa analfabeta a mesma deverá ser assinada por duas testemunhas.
POSSO AUTENTICAR MAIS DE UM DOCUMENTO NA MESMA FOLHA?
R – Sim, o cartório não pode obrigar o cidadão a fazer suas cópias em folhas separadas, porém, nesse caso, os funcionários do cartório são instruídos a carimbar cada documento que estiver contido na mesma folha de papel.
POSSO AUTENTICAR DOCUMENTO EM QUALQUER CARTÓRIO?
R - Sim, em qualquer Cartório ou Tabelionato de Notas do país é possível você autenticar seus documentos, basta apenas que você leve os seus documentos pessoais originais e também as cópias que serão autenticadas.